Paulo Freire - obras publicadas

Disponíveis para download na WEB (dados colhidos em 31/03/218 - 01:10)

  • 1 - A importância do ato de ler

    1 - A importância do ato de ler

    1 - A importância do ato de ler

    O livro  constitui-se em uma palestra sobre a importância do ato de ler em uma comunicação sobre as relações da biblioteca popular com a alfabetização de adultos e em um artigo que expõe a experiência de alfabetização de adultos desenvolvida pelo autor e sua equipe em São Tomé e Príncipe. 

  • 2. A Propósito de uma Administração

    2. A Propósito de uma Administração

    2. A Propósito de uma Administração

     “... As circunstancias especiais em que se processou a nossa formação histórica nos doaram uma posição alienada, caracterizada pela importação de soluções. Pelo gosto inconsciente dos empréstimos. Pelo otimismo ingênuo e acrítico em face de nossos destinos, “ 

  • 3. Ação Cultural para a Liberdade

    3. Ação Cultural para a Liberdade

    3. Ação Cultural para a Liberdade

     “Depois de um longo período de hesitação, resolvi, afinal, juntar neste volume alguns dos textos que escrevi entre 1968 e 1974. ...” 

  • 4. Cartas à Guiné-Bissau

    4. Cartas à Guiné-Bissau

    4. Cartas à Guiné-Bissau

    "ir fixando este ou aquele aspecto que me tem marcado em minhas visitas de trabalho à Guiné-Bissau, até bem pouco aviltantemente chamada pelos colonialistas portugueses de “província de ultramar. Meu primeiro encontro com a África se deu, porém, com a Tanzânia, com a qual me sinto, por vários motivos, estreitamente ligado."

     

     

  • 5. Educação como Prática da Liberdade

    5. Educação como Prática da Liberdade

    5. Educação como Prática da Liberdade

    "... ontem, que significava uma sociedadesem povo, comandada por uma “elite” superpostaa seu mundo, alienada, em que o homem simples, minimizado e sem consciência desta minimização, era mais “coisa” que homem mesmo, ou opção pelo Amanhã. "

  • 6-  Educadores de Rua

    6- Educadores de Rua

    6- Educadores de Rua

    “..., ..., meninos e meninas entre sete e dezessete anos, que vivem na rua trabalhando para se sustentarem e/ou para ajudar no sustento de suas famílias, que quase sempre são pobres demais para atender ás necessidades básicas de seus filhos..”  

  • 7 - Extensão ou Comunicação

    7 - Extensão ou Comunicação

    7 - Extensão ou Comunicação

    "Análise global do trabalho do agrônomo, .., como educador. Pretende ressaltar sua indiscutível e importante tarefa junto aos camponeses (e com êles), a qual não se encontra corretamente indicada no conceito de “extensão”. " 

     

  • 8 - Medo e Ousadia

    8 - Medo e Ousadia

    8 - Medo e Ousadia

    Como pode o professor transformar-se num educador libertador? De que modo a educação se relaciona com a educação social? 

  • 9 - Pedagogia da Autonomia

    9 - Pedagogia da Autonomia

    9 - Pedagogia da Autonomia

    A questão da formação docente ao lado da reflexão sobre a prática educativo-progressiva em favor da autonomia do ser dos educandos é a temática central em torno de que gira este texto.

  • 10 - Pedagogia da Esperança

    10 - Pedagogia da Esperança

    10 - Pedagogia da Esperança

    Quando muita gente faz discursos pragmáticos e defende nossa adaptação aos fatos, acusando sonho e utopia não apenas de inúteis, mas também de inoportunos enquanto elementos que fazem necessariamente parte de toda prática educativa ...

     

     

  • 11 - Pedagogia da Indignação

    11 - Pedagogia da Indignação

    11 - Pedagogia da Indignação

    "A mim me dá pena e preocupação quando convivo com famílias que experimentam a “tirania da liberdade” em que as crianças podem tudo: gritam, riscam as paredes, ameaçam as visitas em face da autoridade complacente dos pais que se pensam ainda campeões da liberdade."

     

  • 12 - Pedagogia Diálogo e Conflito

    12 - Pedagogia Diálogo e Conflito

    12 - Pedagogia Diálogo e Conflito

    "Os estudos sobre a educação foram marcados, em particular a partir da década de 60, por um caráter tecnicista e for-mal...."

  • 13 - Pedagogia do Oprimido

    13 - Pedagogia do Oprimido

    13 - Pedagogia do Oprimido

    Aos esfarrapados do mundo e aos que neles se descobrem e, assim descobrindo-se, com eles sofrem, mas, sobretudo, com eles lutam.

  • 14 - Política e Educação

    14 - Política e Educação

    14 - Política e Educação

    Há uma nota que os atravessa a todos: a reflexão político-pedagógica. É esta nota que, de certa maneira, os unifica ou lhes dá equilíbrio enquanto conjunto de textos.

     

  • 15 - Por uma Pedagogia da Pergunta

    15 - Por uma Pedagogia da Pergunta

    15 - Por uma Pedagogia da Pergunta

    Aos homens e mulheres que na África e na América Latina estão criando diariamente uma educação popular. 

    Antonio Faundez

     

  • 16 - Professora Sim  Tia Não

    16 - Professora Sim Tia Não

    16 - Professora Sim Tia Não

    Não sei se quem leia este livro perceberá facilmente o prazer com que o escrevi. ... Escrevi-o tocado por um forte sentido de compromisso ético-político e com decidida preocupação em torno da comunicação que busco estabelecer a todo instante com seus prováveis leitores e leitoras.

  • 17 - Paulo Freire para Educadores

    17 - Paulo Freire para Educadores

    Obras Paulo Freire

    17 - Paulo Freire para Educadores

    Obras Paulo Freire

    "... uma educadora norte-americana perguntou para Paulo qual era a qualidade que considerava fundamental num educador. Sem muita demora, Paulo afirmou que, para ele, era gostar da vida."